sobre lisboa

Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo, conquistada em 1147 por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Desde a sua conquista, Lisboa tornou-se uma cidade de conquistadores e aventureiros que mudaram a História, navegaram pelo Mundo e descobriram o Brasil.

Hoje em dia, Lisboa é uma cidade plena de história com uma herança cultural imensa, incluindo dois locais classificados pela UNESCO como património mundial da humanidade: a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

Conhecida pelas suas sete colinas, Lisboa com uma luz única e cheia de formas. A constante presença de sol, juntamente com o belo Rio Tejo, tornam a capital de Portugal um espelho de inúmeras cores que salientam os seus restaurantes e casas de fado.

A melhor forma de conhecer Lisboa é a caminhar pelas suas ruas e becos e absorver toda a história e cultura que estas têm para oferecer - visite ruas com monumentos únicos, bairros típicos que deram origem a cidade e que mantêm até hoje a sua identidade.



A Baixa Pombalina


A Baixa de Lisboa é o local onde se concentram monumentos, história e vistas esplendorosas sobre a cidade e o rio.

Começando pela Praça do Comércio, antigo local de comércio de especiarias durante a época dos Descobrimentos, passando pelo Arco do Triunfo e seguindo pela Rua Augusta, sempre atento aos monumentos de ambos os lados da rua - incluindo o famoso Elevador de Santa Justa, desenhado por um discípulo de Eiffel.

Existem inúmeros percursos a seguir a partir daqui, mas as antigas ruínas do Convento do Carmo possuem uma genuidade única e vistas magnificas sobre a cidade.

Passeie pelas ruas do Chiado e faça uma pausa no conhecido café "A Brasileira" para uma bica com o poeta Fernando Pessoa, e siga até ao "Miradouro de S. Pedro de Alcântara" para uma vista única sobre o Castelo, o Rio Tejo e a Baixa pombalina.

A não perder na Baixa de Lisboa, é a estação do Rossio de 1986 e o Teatro Nacional Dª Maria II, bem como o Castelo de S. Jorge no topo da colina com vista sobre toda a cidade.

Passeie ainda por Alfama, onde nasceu o Fado, num bairro muito típico, onde as pessoas representam a genuidade de Lisboa antiga. Descubra as pequenas ruas e ruelas e experiencie a cultura e gastronomia portuguesa numa típica casa de Fados .

A não perder - o elétrico 28! Este é um dos mais icónicos elétricos da cidade de Lisboa. Inaugurado em 1914, o 28 percorre hoje em dia uma distância de 7km entre o Martim Moniz e o bairro dos Prazeres (entre a Graça e a Estrela), passando por alguns dos principais monumentos e locais de interesse da cidade de Lisboa.



Belém e o Rio Tejo


Belém e um dos locais mais belos e históricos de Lisboa, graças aos seus jardins e restaurantes sobre o rio, e monumentos, incluindo a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, classificados pela UNESCO como património mundial da humanidade.

O Mosteiro dos Jerónimos é o mais proeminente monumento de Lisboa. Construído em 1496, o Mosteiro tem uma fachada de mais de 300 metros de harmoniosa e ergonómica construção. Associado à época dos Descobrimentos, é possível descobrir inúmeros elementos relacionados com a época e o mar, sendo um dos principais monumentos de orgulho da Nação.

Localizada junto ao Rio, encontra-se a Torre de Belém- construída no início do seculo XVI em estilo Manuelino, é um dos principais monumentos a visitar na cidade de Lisboa.

Depois de passear por Belém, é altura de provar o melhor e mais famoso pastel do mundo - Pastéis de Belém. Procure sentar-se lá dentro, pois os salões são muito característicos da arquitetura portuguesa - com os seus azulejos e arcadas - além de que os pastéis saem quentinhos do forno.

Passeie por Lisboa e pelo Rio, cujas margens estão plenas de actividades e monumentos , desde Belém ao moderno Parque das Nações, visite os bairros e monumentos e descubra Lisboa pela sua gastronomia única - venha conhecer lisboa!